sudo yum install newrelic-php5 sudo newrelic-install install
segunda-feira , 24 julho 2017
Série “Afogamento Mundial” retrata consequências da mudança climática

Série “Afogamento Mundial” retrata consequências da mudança climática

O fotógrafo da África do Sul Gideon Mendel viajou o mundo buscando imagens que retratassem uma das mais evidentes consequências das mudanças climáticas que a Terra vem sofrendo, por conta do aquecimento global: as enchentes. Sabemos bem o que é isso aqui no Brasil (várias fotos foram feitas em Rio Branco, no Acre, em 2015), mas é curioso ver o fenômeno campeando mundo afora nas imagens que garantiram ao fotógrafo o prêmio inaugural Pollock Prize for Creativity.

Clicando retratos íntimos de indivíduos vitimados por cheias em países como Haiti, Austrália, Tailândia, Paquistão, Alemanha e Brasil, Mendel procurou mostrar a face humana da tragédia ambiental. Desde 2007 ele procura retratar diferentes culturas que sofrem com alagamentos cada vez mais constantes e trágicos. O prêmio, que leva o nome do famoso pintor americano Jackson Pollock, tem como pretensão laurear artistas que promovam criativamente ações de conscientização global, interligando arte, social e cultura local em suas obras, como é o caso do sul-africano.

Sobre o prêmio, Gideon diz: “Eu sempre foi apaixonado pela liberdade de quebrar barreiras. Por conta do meu trabalho atravessar cada vez mais a fronteira entre arte, documentação e ativismo, é ainda mais importante para mim que o prêmio tenha sido dado não para a fotografia, mas para a criatividade em geral”.

Veja algumas das imagens da série:

Veja a série completa e outros trabalhos do artista em seu website: http://gideonmendel.com/

Sobre Adriano Dias

Adriano Dias é um dos idealizadores do projeto, articulista e mergulhador no "mar de signos" em busca de formas curiosas e relevantes de cultura. Também leciona literatura, gramática e técnicas de redação como profissão.

Um comentário

  1. Mudanças. E com Inteligência na Conceituação, parabéns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Scroll To Top
sudo rpm -Uvh http://yum.newrelic.com/pub/newrelic/el5/i386/newrelic-repo-5-3.noarch.rpm