sudo yum install newrelic-php5 sudo newrelic-install install
quinta-feira , 27 abril 2017
Restaurante Ita, comida caseira desde 1953

Restaurante Ita, comida caseira desde 1953

20140516_200215095_iOS

Esse é o Luiz

Muito já se disse por aí sobre o Ita. Se você ainda não foi, tem que ir! E não demore, na última visita, o Luiz falou que está cansando…
Vou contar um pouco sobre o Luiz e seu irmão, o João. Eles nasceram em Portugal, na aldeia de Sertã e cresceram na capital, Lisboa. Vieram para o Brasil em 1952 num navio inglês que levou 8 dias até aportar em Santos. Vieram para São Paulo em busca de trabalho – sorte nossa!
Em 1953, começaram como garçons. Trabalharam duro, seguraram legal e em 1998, o dono espanhol, já com idade avançada, vendeu o restaurante. Os “portugas” compraram – sorte nossa 2! Desde então, comandam a casa na Rua do Boticário.
O lugar é simples – nada de mesas e cadeiras, balcão e banquetas de bar. Cardápio? Não, os pratos estão escritos em placas e espelhos pelas paredes. A cerveja é de garrafa, pão e azeite com alho “de grátis”, comida farta e preço honesto. Quer mais? As sobremesas: arroz doce, pudim de leite, manjar de coco, creme de abacate… Quem prepara é o Luiz. Ele mora numa casa perto do restaurante. No quintal, tem uma oliveira (a muda veio da terrinha) e um limoeiro, de onde vem os limões para o arroz doce: “É o segredo da minha receita”, conta orgulhoso. Sobremesa caseira, sem frescura e com frescor – são feitas todo dia.
No almoço é sempre concorrido um lugar no espaçoso balcão: quem trabalha por perto já sabe onde comer bem e barato. Quarta e sábado: feijoada famosa. Sexta, se quiser arriscar (e deve!), chegue cedo ou vá com tempo: bacalhau! Eles não sabem quanto vende por dia, mas que acaba, acaba. Nos dias de maior movimento, Vitor, filho do João, vem dar uma mão.
O Ita ainda é famoso por uma curiosidade: a conta é feita no balcão de mármore, na nossa frente. Sabe aquele lápis atrás da orelha do garçon?
Só não tem café, o que nos obriga a estender o passeio pelo centro.
Ah, e a simpatia é cortesia da casa!

FotorCreated

Rua Do Boticário, 31 – República – São Paulo – SP (11) 3223 3845
Segunda a sexta 10:30 – 20 / Sábado 10:30 – 18 / Domingo fechado

 

O que tem pra hoje:

Esse guia não é só para quem gosta de comer, é para quem gosta de comer muito! Restaurantes,  botecões e pés-sujos em São Paulo, cada um citado com as preferências do autor, André  Barcinski. São 195 lugares e você pode pesquisar tanto pela comida quanto pela região da cidade.  Clássicos não ficaram de fora da seleção, mas o divertido mesmo é encontrar por aqui achados  que não recebem sequer menção em outros espaços dedicados à comida.

* O Ita está na página 13: “O melhor PF que conheço: saboroso, rápido e barato”.

Sobre Andreza Biagioni

Andreza Biagioni é cozinheira. O trabalho na Mesa III e os cursos práticos e teóricos ampliaram os horizontes culinários. Criadora e pesquisadora do projeto "Comida Imigrante", série documental em produção que relaciona história, cultura e culinária na cidade de São Paulo. Pensa demais. Está sempre com fome. Escreve nas horas "vagas".

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Scroll To Top
sudo rpm -Uvh http://yum.newrelic.com/pub/newrelic/el5/i386/newrelic-repo-5-3.noarch.rpm