sudo yum install newrelic-php5 sudo newrelic-install install
sábado , 25 março 2017
Quando a animação é apenas parte da magnífica obra

Quando a animação é apenas parte da magnífica obra

about_usO trabalho de produção de um vídeo passa por etapas tão criativas e artísticas quanto o produto final, ou seja, o clipe. Não chegam a ser apreciados com o devido merecimento aspectos como o storyboard, por exemplo, ou mesmo o cenário, não como parte do ambiente apenas, mas em si mesmo, como objeto escultural. Já mostramos aqui o trabalho de Vera van Wolferen, artista holandesa que de tanto amar a produção das maquetes que serão cenário de suas animações, passou a produzir objetos de arte, como luminárias, a partir delas. Também mostramos alguns artistas que produzem vídeos impressionantes usando técnicas apuradas de projeção, como o artista do Cirque du Soleil Dandypunk (A arte de pintar com luz) e do Vj Mitochi, com sua Tribo de Pequeninos. O caso do casal Davy & Kristin McGuire conjuga as duas técnicas à perfeição, produzindo algo até mais interessante.

O casal de ingleses é proprietário de um estúdio premiado de produção de cenário para peças teatrais, animação e instalação artística. Com um trabalho original, juntam habilidades de montagem de dioramas (espécie de maquetes utilizadas para cenários) com um jogo único de iluminação, projeção em sombras e animação digital. O resultado é mais de um: os objetos em si, a instalação dos dioramas animados e a filmagem da animação. Veja etapa por etapa um dos trabalhos magníficos do casal inglês, a seguir, saiba mais sobre eles e a técnica que desenvolveram.

O trabalho acima foi o primeiro projeto do estúdio, iniciado em 2009. The Icebook utiliza a técnica mista de projeção sobre diorama e iluminação, contando uma história silenciosa. O vídeo foi viral daquele ano e garantiu à dupla o prestígio para continuar experimentando a produção de maquetes cada vez mais ousadas e uma narratividade própria, baseada no enquadramento, iluminação e projeção (datashow) programada. Seu primeiro prêmio relevante veio em 2013, o The Oxford Samuel Beckett Theatre Trust Award, pela produção do curta Howl’s Moving Castle, uma peça teatral que mistura a encenação dos atores com as técnicas de projeção e jogo de luz desenvolvidas e produzidas pelos McGuire. Este trabalho mostra o alcance da criatividade e poder ilusório das criações de Davy e Kristin, realizando em tamanho real a mesma magia que produzem em escala reduzida. Veja imagens da obra e o vídeo de apresentação:

Kristin McGuire tem formação em dança, também tendo atuado no Cirque du Soleil, como o mago das luzes Dandypunk, donde tirou o know-how de superproduções tanto no que diz respeito à produção quanto ao processo criativo. Ainda hoje é dançarina da Mark Bruce Company. Já Davy McGuire é formado em teatro, donde vem sua maior experiência profissional, assim como do cinema. Veja mais dois de seus premiados trabalhos, agora, realizado em proporções menores: uma versão de Psicho (clássico de Hitchcock) e The Paper Architect.

Psicho

Vídeo:

The Paper Architect

Sobre Adriano Dias

Adriano Dias é um dos idealizadores do projeto, articulista e mergulhador no "mar de signos" em busca de formas curiosas e relevantes de cultura. Também leciona literatura, gramática e técnicas de redação como profissão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Scroll To Top
sudo rpm -Uvh http://yum.newrelic.com/pub/newrelic/el5/i386/newrelic-repo-5-3.noarch.rpm