sudo yum install newrelic-php5 sudo newrelic-install install
quinta-feira , 17 agosto 2017
Projeção em um grão de arroz

Projeção em um grão de arroz

fantasmagoria_003Duas explicações são necessárias para que se entenda a importância e qualidade artística do que se vê no vídeo a seguir. 1º, a técnica: trata-se da mais apurada projeção mapeada já feita, tendo em vista o tamanho diminuto da plataforma que recebe as imagens; 2º, o conteúdo: o grão de arroz é mais que um objeto pequeno.

No Japão, o arroz é mais que um alimento tradicional, o grão encerra uma forte simbologia de prosperidade, riqueza, além de possuir uma aura mística de alimento celestial. Nas cerimônias religiosas, é comum a vários povos orientais a oferenda desse alimento aos deuses, certos de que é a comida destes. As imagens projetadas no pequenino grão de menos de meio centímetro foram cuidadosamente compostas para encenar plasticamente a concepção presente na cultura mística oriental de que toda criação é transitória, ou seja, o grão de arroz não se encerra em si, mas pertence a um ciclo transitório de grão, alimento, energia. É o conceito do shogyo (a impermanência das coisas do mundo).

Quanto à incrível superação técnica, é importante saber que a chamada projeção mapeada é uma das mais incipientes técnicas de criação artística da contemporaneidade, embora seja muito antiga (ilusionistas do século XVIII já usavam essa técnica com lanternas para criar shows de fantasmagoria, como Etienne Gaspard Robertson). Artistas do mundo todo têm trabalhado com as possibilidades ilusórias de projetar imagens com uma programação computadorizada e ensaiada, de modo a criar interação entre homens e imagens (já fizemos alguns artigos aqui sobre essa técnica, como mostraremos no final do artigo). Mas os artistas Maxila (produção de vídeo), e Yuki  (acabamento), auxiliados pela equipe de tecnologia avançada do laboratório Aircord, realizaram a menor projeção mapeada do mundo até agora. A plataforma de meio centímetro para uma projeção tão complexa foi um desafio que amplifica o significado da proposta artística, expressar o caráter transitório em cada pequena partícula material.

Veja que trabalho incrível:

Como prometido, veja outros trabalhos realizados com projeção que já noticiamos:

Floresta Bioluminescente – arte e tecnologia tornando a natureza ainda mais bela

Lindo clipe da camaronesa Irma: Save Me

Dandypunk e a arte de pintar com luz

A tribo dos pequeninos invadindo a sua casa

Sobre Adriano Dias

Adriano Dias é um dos idealizadores do projeto, articulista e mergulhador no "mar de signos" em busca de formas curiosas e relevantes de cultura. Também leciona literatura, gramática e técnicas de redação como profissão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Scroll To Top
sudo rpm -Uvh http://yum.newrelic.com/pub/newrelic/el5/i386/newrelic-repo-5-3.noarch.rpm