sudo yum install newrelic-php5 sudo newrelic-install install
quarta-feira , 23 maio 2018
Ototo: transforme qualquer coisa em um instrumento

Ototo: transforme qualquer coisa em um instrumento

Imagine montar uma banda que toque legumes na percussão, água como sintetizador, batatas fritas como teclado e pessoas como kalimba. É uma das invenções mais divertidas que se está desenvolvendo neste momento, fruto do trabalho de uma equipe de projetistas ingleses. É até difícil dar nome ao aparelho, mais semelhante a um teclado, imita suas funções, mas cada tecla pode ser plugada em qualquer objeto, este passa a realizar a função da tecla. Assim, plugando com um aponta, por exemplo, a tecla relativa ao ré com som de piano e a outra ponta espetada em uma maçã, ao tocar a maçã o aparelho entende que a tecla foi tocada. Veja nesse vídeo incrível de divulgação o que o brinquedinho pode fazer:

Como tem sido cada vez mais comum nos dias atuais, a iniciativa está sendo financiada com crowdfunding, por meio do Kickstarter. A partir de 45 libras você pode adquirir previamente o Ototo, que tem previsão de envio para junho de 2014. A equipe pretende passar a comercializá-lo a partir do segundo semestre deste ano. A arrecadação tem sido um sucesso, mesmo porque o novo gadget já foi blogado e noticiado em sites especializados em todo o mundo, como o Gizmodo, Wired e BBC.

Este tipo de tecnologia abre várias possibilidades relativas à prática musical, desde a educação, criando mecanismos mais lúdicos de realização de som, até performances artísticas que planejem a execução de uma música a partir do que será tocado, como uma dança, ou uma interação com vários objetos. Imagine plugar cada nota em um pincel com determinada cor, cada toque na tela, enquanto tinge o tecido de tinta, soa uma nota diferente. Não há limites para as possibilidades criativas de uso desse novo equipamento. Veja neste clipe quantas invenções malucas podem ser produzidas para tocar:

Não só de toque, mas também sopro (variando a intensidade) e abafamento, interferindo na abertura de som (grave e agudo), ampliam os recursos disponíveis, assim como a possibilidade de sintetizar os sons surdos da percussão. No site de divulgação e captação de recursos, a equipe explica o motivo que levou ao desenvolvimento do projeto: “Em nossas carreiras, trabalhando com design interativo e música eletrônica, temos visto que muitas das pessoas gostariam de criar novas formas de interagir com o som ainda encontram muitas dificuldades […] Queríamos algo que poderia ser mais manual e experimental, que você poderia ter uma ideia e apenas experimentá-lo muito rapidamente. Queremos potencializar as pessoas a criar, tanto um criança que brinca com eletrônica pela primeira vez quanto um músico que queira mais controle sobre como cria seus sons. Acreditamos que quando você tem esse poder, pode ver o potencial das coisas – como quando criança imagina todas as coisas diferentes que uma caixa de papelão pode ser.” Veja imagens da invenção fantástica:

Sobre Adriano Dias

Adriano Dias é um dos idealizadores do projeto, articulista e mergulhador no "mar de signos" em busca de formas curiosas e relevantes de cultura. Também leciona literatura, gramática e técnicas de redação como profissão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Scroll To Top
sudo rpm -Uvh http://yum.newrelic.com/pub/newrelic/el5/i386/newrelic-repo-5-3.noarch.rpm