sudo yum install newrelic-php5 sudo newrelic-install install
quarta-feira , 23 maio 2018
Os primórdios do surf pelo olhar de LeRoy Grannis

Os primórdios do surf pelo olhar de LeRoy Grannis

leroy-grannis-surf-photographerSó poderia ser californiano o pioneiro no fotojornalismo do surf. LeRoy Grannis nasceu em Hermosa Beach, a terra natal não só do surf na América, mas também do hardcore americano, com bandas locais como Black Flag, Descendents, Circle Jerks e Pennywise.

LeRoy não foi o único a registrar a febre do novo esporte durante as décadas de 60 e 70, mas sua lente, sem sombra de dúvidas, é responsável pela popularização do surf e pelas imagens mais emblemáticas da lendária cena californiana. Ele mesmo foi surfista até seus últimos dias (faleceu aos 84 anos, em 2011).

Mais do que documentar o surgimento de uma nova modalidade esportiva, Grannis difundiu a popularização de uma cultura, representativa da mentalidade que viria a se tornar icônica das décadas de 60 e 70, a juventude rebelde, transgressora e hedonista, que propagava ideais de arte, cultura, paz e amor. Embora tenha se tornado fotógrafo profissional somente aos 42 anos de idade, LeRoy sempre teve noção da importância do movimento que crescia em sua terra natal. Começando a surfar por volta dos 14 anos, em 1931, pertenceu à primeira geração de praticantes do antigo esporte havaiano, em uma época em que os próprios surfistas produziam suas pranchas. Assim, estamos diante de uma lenda dupla, tanto do surf quanto da fotografia.

Curioso é que a profissão que o tornaria internacionalmente reconhecido surgiu por acidente. Diagnosticado com stress e úlcera, decorrente da vida cotidiana de muito trabalho e quatro filhos, recebeu a recomendação médica de praticar algo que o relaxasse. Como sempre gostara de fotografar, decidiu tornar o hobby uma ocupação. Além de seu próprio filho, havia um número enorme de surfistas ávidos por possuírem imagens de suas manobras na água. Enquanto se especializava em captar imagens do surf e do universo que gira ao seu redor, surgiu a tecnologia do Technicolor e a Califórnia se consolidava como local mítico onde todos os jovens da nação, com algum espírito de aventura, desejavam ir. Em pouco tempo, os olhos do país e de boa parte do mundo, estavam voltados para o local de onde provinham tantas imagens incríveis de belos jovens andando sobre o mar, mulheres lindas de biquini, bronzeadas, tudo num cenário paradisíaco. As melhores imagens eram de LeRoy Grannis:

Leia também nossos artigos: Sem hipocrisia: porque usamos drogas?  e  Arte e Skate em simbiose

Sobre Adriano Dias

Adriano Dias é um dos idealizadores do projeto, articulista e mergulhador no "mar de signos" em busca de formas curiosas e relevantes de cultura. Também leciona literatura, gramática e técnicas de redação como profissão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Scroll To Top
sudo rpm -Uvh http://yum.newrelic.com/pub/newrelic/el5/i386/newrelic-repo-5-3.noarch.rpm