sudo yum install newrelic-php5 sudo newrelic-install install
sexta-feira , 23 junho 2017
Os anônimos da pintura clássica continuam fugindo dos museus

Os anônimos da pintura clássica continuam fugindo dos museus

Um dos projetos de intervenção artística mais criativos do ano foi criado e vem sendo administrado pelo francês Julien de Casabianca. Nós já noticiamos aqui sua iniciativa no artigo Popularizando clássicos esquecidos, que consiste em fotografar telas não tão famosas de museus (ou personagens coadjuvantes em telas famosas) e criar um lambe de alta qualidade para estampar algum muro, de preferência bem ordinário, realizando um diálogo de rico simbolismo entre a arte clássica e o cotidiano urbano.

O projeto congrega voluntários de todo o mundo a fazerem o mesmo, ou seja, visitar um museu, fotografar um quadro, recortar uma personagem e estampar um muro suburbano com a arte. É um pouco irônica a brincadeira, como se pretendesse dar popularidade aos clássicos que ainda permanecem anônimos, na medida que não são reconhecíveis pelo grande público e passam a estampar paredes das regiões centrais (onde há um grande fluxo de passantes). Mas essa intervenção também tem uma clara intenção de transgredir o espaço consagrado de exposição de arte, vulgarizando-a, de modo a quebrar a aura aristocrática e elitista que paira sobre si.

Julien tem uma formação plural nas artes, pois já foi (ainda é) ator e diretor ( Seu primeiro curta,Night after the rain”, foi escrito por ninguém menos que o Nobel de literatura Gao Xingjian) e artista plástico, sempre com uma tendência combativa voltada para as ruas. Neste ano, Julien passou a se dedicar ao projeto OutGoing aqui mostrado. Veja imagens de vários lugares do mundo (Riga, Lion, Los Angeles, NY, Paris e Bruxelas):

Sobre Adriano Dias

Adriano Dias é um dos idealizadores do projeto, articulista e mergulhador no "mar de signos" em busca de formas curiosas e relevantes de cultura. Também leciona literatura, gramática e técnicas de redação como profissão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Scroll To Top
sudo rpm -Uvh http://yum.newrelic.com/pub/newrelic/el5/i386/newrelic-repo-5-3.noarch.rpm