sudo yum install newrelic-php5 sudo newrelic-install install
sexta-feira , 23 fevereiro 2018
Imprima sua própria casa em 5 etapas

Imprima sua própria casa em 5 etapas

Você já imaginou poder construir sua própria casa, do jeito que você quiser sem precisar de um arquiteto e engenheiro para isso? E o melhor, poder testar o projeto, observar quais sãos as falhas e o que você poderia mudar para torná-la mais a sua cara. Pois isso já pode ser feito, através de um software chamado WikiHouse (Wiki, que lembra a wikipedia, é um termo que se refere a projetos colaborativos). A ideia vem de um arquiteto chamado Alastair Parvin que, juntamente com seu colega Nick Ierodiaconou começou o projeto em 2011. Veja o vídeo de divulgação do programa em uma TED Talks:

O conceito nasceu a partir do sentimento de subversão da arquitetura. Todos sabemos que um projeto arquitetônica é um luxo pelo qual poucos conseguem pagar. Segundo Parvin, somente 1% da população mundial tem acesso a esse tipo de serviço. O desenvolvimento do programa permite colocar o home design nas mãos de todas as pessoas que o desejam fazer, independente da formação ou status econômico. Assim como na Wikipedia, em que qualquer pessoa pode escrever sobre qualquer coisa, ele estabeleceu uma biblioteca virtual de livre acesso de planos de construção que qualquer um pode baixar, adaptar, imprimir e construir. O projeto se espalhou pelo mundo e o Brasil conta com grupo no Rio de Janeiro. Veja imagens da montagem de uma wikihouse:

“WikiHouse é um programa livre,” de acordo com Parvin. “Usando um programa de modelagem 3D, juntamente com uma impressora que corte madeira (CNC),  você pode construir a partir do zero, importar alguns designs do site do WikiHouse, ou misturar os dois. Então você manda seu desenho para um serralheiro, que irá cortar as peças de madeira.” Assim como um quebra-cabeça, as partes são desenhadas com encaixes que, depois de cortadas, não precisam de ferramentas para prendê-las. Como num jogo de Lego, as partes vão se encaixando e uma casa surge na sua frente, pronta para morar.

Na verdade, a ferramenta não é necessariamente uma inimiga do profissional de arquitetura ou engenharia, mas acaba se tornando uma subversora dessa profissão, que acabou se tornando elitizada, contrariando sua função fundamental. Assim, arquitetos podem unir forças para ajudar a conceber uma moradia acessível, planejada e executada em regime colaborativo. Veja como fica a montagem:

Ainda não há modelos sendo habitados, mas já possuem uma casa inteira construída. Ela fica em Fridaythorpe, na Inglaterra, e serve de abrigo para pedestres. Mas seu projeto pode ir muito mais além: “nosso sonho é tornar WikiHouse tão simples que possa ser usado como um software de parâmetro para te dizer o quão grande você quer as coisas, qual material usar e então criar qualquer coisa.” Como um software colaborativo, seu crescimento depende do acréscimo que será feito por arquitetos e pessoas comuns com iniciativa e boas ideias, podendo contribuir tanto com design como com informações técnicas sobre materiais (tipos de madeira de cada região, para climas diferentes, melhores ferramentas para corte, uso de materiais alternativos como plástico, etc). Parvin ainda acrescenta que o programa “ainda utilizará pequenos detalhes: como funcionam os materiais em diferentes umidades, que tipo de eletricidade será usada, até mesmo as leis de zoneamento da região”.

Ou seja, não bastasse o programa criar o projeto de montagem de sua casa, o faz usando um banco de dados que auxilia o desenvolvedor a escolher o material mais adequado para sua demanda e região, obedecendo as leis e mercado locais. O programa de Parvin promete revolucionar como vemos o mundo ao nosso redor. Cada pessoa pode dar o toque especial, sem precisar de um mediador para isso.

A construção se dá em 5 etapas. Veja:

1 – Instale Google SketchUp, um programa  de modelagem em 3D, e faça download do plug-in do WikiHouse;

2 – Escolha um design no WikiHouse, e clique “make this house” (faça sua casa) no Sketchup para gerar os arquivos dos componentes;

3 – Use uma máquina CNC (procure uma serralheria que utilize a ferramenta) para cortar as vigas, painéis e outras peças a partir de uma folha de material, como madeira compensada;

4 – Encaixe as partes e as conecte-as. Parafuse as paredes, teto e piso;

5 – Agora os acabamentos: coloque janelas, revestimento, etc.

Parvin é um visionário, não só na arquitetura, mas também em todos os campos culturais. Utilizando suas próprias palavras: “Tecnologia não se trata apenas de ser o maior, mais rápido ou a mais desenvolvida entre todas, mas sim de reduzir fronteiras, permitindo que todos tenham acesso a ela. É aí que o comportamento cultural muda.”

A ferramenta também tem sido utilizada para elaboração de mobiliário, usando o mesmo procedimento. Designers do mundo todo adoraram a ideia de projetar móveis montáveis e vêm contribuindo para o acervo colaborativo da Wikihouse com seus projetos de mesas, cadeiras e estantes. Veja alguns exemplos:

Veja o vídeo da montagem de um modelo Wikihouse no Rio de Janeiro:

Sobre Ana Carolina F. K. O.

Ana Carolina é bióloga pela Universidade Federal de São Carlos. Docente de ciências e biologia, reside em Belo Horizonte e sacia seu espírito investigativo em sites de Universidades do mundo todo.

2 comentários

  1. Este é o mesmo método utilizado ba construção atual de barcos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Scroll To Top
sudo rpm -Uvh http://yum.newrelic.com/pub/newrelic/el5/i386/newrelic-repo-5-3.noarch.rpm