sudo yum install newrelic-php5 sudo newrelic-install install
quarta-feira , 28 junho 2017
Impressionismo fotográfico de Sameul Zeller

Impressionismo fotográfico de Sameul Zeller

"Jardim em Giverny" de Claude Monet

“Jardim em Giverny” de Claude Monet

A fotografia teve papel fundamental no desenvolvimento da arte moderna, posto que a tecnologia de gravar a imagem do mundo externo em papel fez com que os artistas se vissem obrigados a repensarem seus papeis no mundo, pois estavam dispensados do serviço reprodutivo. Enquanto os retratistas do pincel demoravam meses até entregarem suas obras, um retrato fotográfico ficava pronto em dias (ou no mesmo dia). Gradativamente, desde Eugene Delacroix, em 1850, um dos primeiros artistas a perceberem o potencial plástico da tecnologia e seu poder de revolucionar a função do pintor, até os mestres Paul Cezanne, Claude Monet (imagem ao lado), Renoir, Degas, Lautrec e Van Gogh, a pintura passou a ficar mais borrada que a realidade percebida pela visão, pintavem suas impressões do real.

Um século e meio depois, o fotógrafo suíço Sameul Zeller inverte os vetores influenciadores e flagra belezas fotográficas confundíveis com as “impressões” de mundo dos impressionistas, ao retratar uma estufa botânica. As imagens captadas pelo fotógrafo parecem telas pintadas a óleo na Belle Époque, ou as aquarelas do século XVIII, por conta da deformação causada pelo vidro craquelado e jateado que reveste a estufa.

Daqueles trabalhos brilhantes que ao vermos, pensamos: “Como ninguém havia notado isso antes”, como a beleza plástica desse ponto de vista permaneceu escondida das lentes por mais de 150 anos? Vejam que beleza de fotos:

Samuel-Zeller-3

Samuel-Zeller-1 Samuel-Zeller-2 Samuel-Zeller-4

Como “prova” de que se tratam de retratos, o artista ainda nos presenteia com fotos mais abertas do local retratado, embora sejam imagens que, por si só, já guardem uma beleza fotográfica incrível:

geneva-botanical-garden-10

geneva-botanical-garden-06 Samuel-Zeller-5 Samuel-Zeller-6

Tendo estudado Design de Mídia, Design Gráfico & Interativo no CFPAA em Genebra, Samuel Zeller encontrou na fotografia a área em que consegue a mais pura expressão de sua estética e percepção do mundo, embora também atue como designer.Visite o site do artista suíço e conheça mais de seu trabalho, que incluem fotografias urbanas, retratos, cenas industriais incríveis: http://www.samuelzeller.ch/

Sobre Adriano Dias

Adriano Dias é um dos idealizadores do projeto, articulista e mergulhador no "mar de signos" em busca de formas curiosas e relevantes de cultura. Também leciona literatura, gramática e técnicas de redação como profissão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Scroll To Top
sudo rpm -Uvh http://yum.newrelic.com/pub/newrelic/el5/i386/newrelic-repo-5-3.noarch.rpm