sudo yum install newrelic-php5 sudo newrelic-install install
domingo , 25 fevereiro 2018
Homens x Mulheres: o eterno conflito?

Homens x Mulheres: o eterno conflito?

o-MEN-WOMEN-BRAINS-facebookNão é de hoje que vemos as diferenças entre homens e mulheres. Não me refiro só aos aspectos fisiológicos, como ventre e testículos, ou psicológicos, como sensibilidade ou racionalidade. Me refiro a processos que nos fazem ser diferentes. Por que os homens se recusam a perguntar alguma direção? Por que as mulheres não conseguem organizar o porta-malas? Claro que existem exceções a todas essas situações, mas em algum momento das nossas vidas nos perguntamos por que um ou outro não tem a habilidade de desempenhar certas funções.

Essas diferenças são muito fáceis de entender do ponto de vista evolutivo. Nossos antepassados passaram por uma divisão de trabalho bem marcante: enquanto o homem saia para caçar e prover alimento, a mulher cuidava dos filhos. Dessa maneira, o homem passava mais tempo caçando, rastreando, lutando e matando coisas, desenvolvendo seu lado espacial. A mulher, por sua vez, desenvolvia o campo emocional: cuidar de si mesma e dos filhos ao mesmo tempo. O sucesso dependia da sua inteligência emocional. Mesmo que primitivamente falando.

Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia conseguiram mapear as áreas do cérebro tanto de homens quanto de mulheres, elucidando ainda mais essas diferenças. Enquanto o lado esquerdo é responsável pelos pensamentos lógicos, o lado direito é responsável pela intuição humana. Os resultados mostraram que há uma interatividade maior entre os dois lados em cérebros femininos do que em masculinos. Segundo a Doutora Ragini Verma, isso explicaria porque as mulheres possuem uma boa memória, melhor sociabilidade e habilidade de fazer muitas tarefas ao mesmo tempo. Os homens, por sua vez, seriam mais focados em atividades menos complexas ou que necessitariam menos trabalho dos dois hemisférios em conjunto.

Outro órgão estudado foi o cerebelo, responsável pela coordenação dos movimentos voluntários do corpo. Ao contrário do que foi observado no cérebro, o cerebelo masculino exibe muito mais conexões entre os hemisférios do que o cerebelo feminino. Como já se sabe, cada metade do cerebelo controla metade do corpo, isso demonstra o porquê homens tem uma coordenação motora melhor do que as mulheres.

O mais interessante é que os pesquisadores observaram que a diferença se acentua de acordo com idade. Os voluntários possuíam idades entre 8 e 22 anos. Os meninos e meninas observados entre 8 e 13 anos apresentaram uma menor diferença do que entre 17 e 22 anos. Isso demonstra que essas habilidades não são genéticas e que se desenvolvem com o crescimento da criança, permitindo a dedução de que talvez não existam diferenças constitutivas entre o cérebro feminino e masculino, mas que tais distinções surjam conforme crescemos e somos estimulados, sociabilizados com nossas experiências.

cerebro masculinoDessa forma, levando em conta nossa vida contemporânea, é ultrapassado pensar que habilidades desenvolvidas por um homem não podem ser desenvolvidas por uma mulher. A existência de diferenças é evidente, as mulheres têm seios, passam por uma gestação de 9 meses. Essas são diferenças que devem ser levadas em conta e não as de possuírem habilidades ou não. As conexões neurais dependem dos estímulos que lhe são dados, assim como nossas decisões estão baseadas em nossas percepções de mundo. O direito de igualdade que tanto o feminismo lutou quer dizer isso: igualdade intelectual. Todos somos iguais, mulheres, homens, negros, ruivos.

Como complemento à essa discussão, sugiro o vídeo abaixo, da série “Truques da Mente” da NatGeo, “Guerra dos Sexos”. Leia também nossos artigos: Por que somos  monogâmicos? ; Onde, em nosso corpo, mora a consciência? ; O amor é químico e está à venda na farmácia ; Desvendando os poderes da mente e seus segredos.


Truques da Mente – Ep 12 Guerra dos Sexos [NatGeo] por DOCUMENTARIOSBM

Sobre Ana Carolina F. K. O.

Ana Carolina é bióloga pela Universidade Federal de São Carlos. Docente de ciências e biologia, reside em Belo Horizonte e sacia seu espírito investigativo em sites de Universidades do mundo todo.

Um comentário

  1. O homem sai à caça e a mulher cuidava da prole, mas logo desenvolveu a agricultura. Logo ela não simplesmente cuidava dos filhos e desenvolveu o lado sensitivo ou emocional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Scroll To Top
sudo rpm -Uvh http://yum.newrelic.com/pub/newrelic/el5/i386/newrelic-repo-5-3.noarch.rpm