sudo yum install newrelic-php5 sudo newrelic-install install
terça-feira , 22 maio 2018
Glyde Tech anuncia o desenvolvimento do Hoverboard de Marty Mcfly. Será?

Glyde Tech anuncia o desenvolvimento do Hoverboard de Marty Mcfly. Será?

Depois da frustrante tentativa da Mattel de produzir uma réplica do skate flutuante de Marty McFly, no filme De Volta para o Futuro II, a empresa belga Glyde Tech anuncia o desenvolvimento da tecnologia que permite criar o mais desejado gadget do mundo, previsto para ser lançado no verão de 2015. Mas há uma diferença, o equipamento flutuará em superfícies específicas, ou seja, a tecnologia envolve tanto o skate quanto a base sobre a qual ele deslizará. No vídeo abaixo, alguns membros da equipe responsável pelo projeto apresentam o produto desde o conceito científico que o embasa, até a cena em que um testador anda com o skate flutuante. Veja o vídeo, depois continue a leitura.

A cena em que, no começo, o parafuso é embebido em uma solução magnética mágica (a “glydicine”) e passa a flutuar parece ter sido feita com interferência de computação gráfica, assim como a caneca que flutua em frente ao diretor técnico. Mesmo a cena em que o skate é testado parece editada digitalmente, além de não haver tomadas de corpo inteiro. O site da empresa é misterioso, apenas anuncia o seguinte:

“Nós desenvolvemos o primeiro hoverboard que funciona de verdade! Graças ao nosso sistema EMSC, criamos uma maneira de flutuar sobre as superfícies específicas. No vídeo acima Dr. Emiel De Bruyn explica como nossos engenheiros estão trabalhando para revolucionar esta nova forma de transporte.
Ele mostra o resultado de vários testes que fizemos com este novo conhecimento da ciência. Planejamos lançar o produto até o final de 2014, então, talvez em breve você será o proprietário de um dos primeiros hoverboards flutuantes dinâmicos e reais.”

segwayAo pesquisar sobre os nomes envolvidos no projeto, nenhuma menção relevante se encontra no google, contudo, curiosamente, ao final do site, há os logotipos de marcas como Nike, CERN (maior laboratório científico europeu) e Segway, empresa que produz os famosos carrinhos de duas rodas ecologicamente corretos (foto ao lado). A tecnologia anunciada com responsável pela mágica realmente existe, mas nenhum dos responsáveis pelo projeto têm publicações científicas a respeito.

Recentemente, a Universidade de Paris fez uma demonstração de hoverboard flutuando sobre uma superfície usando o chamado Efeito Meisnner, um estranho fenômeno quântico que produz levitação. Veja a diferença do que a ciência realmente consegue fazer para o que se anuncia no vídeo da Glyde-Tech:

Há uma enorme expectativa do mercado para migrarmos para a era da ficção científica em que os meios de transporte não mais tocarão o chão, mas essa expectativa é uma fantástica isca para ações de marketing, portanto, embora pareça promissor, o Hoverboard da Glyde-Tech, que certamente se tornará viral nas próximas semanas, pode ser uma fraude.

E você, o que achou?

Sobre Adriano Dias

Adriano Dias é um dos idealizadores do projeto, articulista e mergulhador no "mar de signos" em busca de formas curiosas e relevantes de cultura. Também leciona literatura, gramática e técnicas de redação como profissão.

3 comentários

  1. Obviamente que não é possível. Ainda que a tecnologia existisse o magnetismo ou contra-magnetismo produzido por dois imãs de auto-falantes jamais seria suficiente para sustentar o peso de uma pessoa.
    Outro impedimento claro e muito simples de compreender é que sem um sistema de estabilização as coisas não flutuariam suavemente, mas sim, se comportariam exatamente como quando tentamos afastar um imã com outro imã… abruptamente.
    Só bobo para acreditar numa matéria dessas.

    • Rá! A cena do skate com auto-falantes é outra que deixa claro que se trata de um vídeo fake. Ainda não ficou claro se o vídeo é uma estratégia de publicidade (e de que produto) ou apenas uma brincadeira de edição de imagem. Quanto à possibilidade ou não da realização dessa tecnologia, não há consenso, a ciência busca desenvolver o que parece impossível, à primeira vista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Scroll To Top
sudo rpm -Uvh http://yum.newrelic.com/pub/newrelic/el5/i386/newrelic-repo-5-3.noarch.rpm