sudo yum install newrelic-php5 sudo newrelic-install install
segunda-feira , 19 fevereiro 2018
EVARISTO e a rica cena underground latina

EVARISTO e a rica cena underground latina

evaO Brasil é uma ilha na América do Sul. Alguns poucos artistas, como Milton Nascimento, tentaram construir um conceito de América latina una, um só povo unido por um processo sócio-histórico semelhante de construção identitária, trazendo ao Brasil Violeta Parra, Mercedes Sosa, mas esse fenômeno não se flagra em praticamente nenhum setor mais. Na arte não é diferente. Infelizmente, desconhecemos quase por completo o cenário musical de todo o resto do nosso continente.

Viajando à Ilha Grande conheci membros de uma banda do underground argentino, de Buenos Aires, EVARISTO faz uma excelente combinação de ritmos consolidados, como rock e reggae, com outros pertinentes à cultura desse país, mais tradicionais. Há violência, ativismo, letras contundentes cheias de ironia e crítica ao sistema excludente e desigual em que vivemos. Selecionamos algumas músicas da banda para ilustrar, comentar e relacionar com o que podemos chamar de underground latino.

1. Tecnologizado

2. Andando (Buenos Aires – Montevideo) con Tabaré Rivero

3. Robin Hood

Lucas Evaristo, o baterista da banda, revelou sobre o fervilhante ambiente musical da Argentina, Uruguai, Chile, dos países hispânicos da América, onde há um trânsito mais comum entre artistas de estilos semelhantes, um underground cultural prolífero e interessantíssimo que não se restringe à realidade circunstancial de cada  região onde é produzido, extravasa as fronteiras nacionais pela identificação tanto do idioma quanto de problemas sociais semelhantes e visão poética de mundo compartilhada. Lucas mencionou uma série de andas de vários países que compõem esse cenário alternativo. Seguem algumas:

La Tabaré (Uruguai) – uma banda e companhia de teatro liderada pelo cantor, compositor e ator Tabaré Rivero. Conjunto performático com performances teatrais intensas. Ouça Zoofisticada, do álbum Yoganarquia, de 2007:

Cuatro Pesos de Propina (Uruguay) – Com um projeto também performático, também reúne no repertório ritmos circenses e de fanfarra, típicos de artistas mambembes, lembrando o movimento que vem tomando conta do Rio de Janeiro, do neofanfarrismo, já mencionado no artigo: “O psicotropicantropofagroovelismo dOS SIDERAIS

 

Los Javias – um absurdo não haver difusão dessa que talvez seja uma das mais antigas bandas de rock alternativo e folclórico de toda a América. Na ativa desde 1963 é fonte de inspiração e influência para quase todo o underground da América hispânica. Abaixo segue o álbum completo Alturas de Macchu Picchu, um dos mais emblemáticos produtos do grupo, musicalizando o poema de mesmo nome de Pablo Neruda (in Canto Geral), uma preciosidade que une psicodelia Floydiana com flautas andinas.

Andando Descalzo (Argentina) – Banda com mais de uma década de estrada, 6 álbuns lançados de um rock eclético, misturando pop rock com ritmos folclóricos latinos, muito sopro, acordeon, pinceladas de reggae e hip hop.

Pampa Yakuza(Argentina) – Outra banda argentina marcada pelo trânsito entre diversos estilos musicais, desde o carnavalesco ao rock, reggae e, pasmem, candomblé (segundo os próprios membros da banda). Confira Sol de los Pobres:

É possível abranger um panorama sonoro dos nossos vizinhos, nada tão diferente assim do que aqui se busca e compõe, muitas músicas lembram Paralamas do Sucesso, Ultraje, Los Hermanos, a performance pode ser relacionada com Teatro Mágico, a busca por miscigenar a cultura folclórica à cena rock é presente no movimento fanfarrista do Rio, no trabalho de artistas como Batone Neto, sobre o qual já falamos aqui, no artigo “Poesia, melodia e porrada: conheça Batone Neto“. É necessário que abramos as portas de nossos ouvidos à um ambiente em que estamos inseridos, mas ignorantes. Espero que este artigo tenha contribuído um pouco para isso.

Sobre Adriano Dias

Adriano Dias é um dos idealizadores do projeto, articulista e mergulhador no "mar de signos" em busca de formas curiosas e relevantes de cultura. Também leciona literatura, gramática e técnicas de redação como profissão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Scroll To Top
sudo rpm -Uvh http://yum.newrelic.com/pub/newrelic/el5/i386/newrelic-repo-5-3.noarch.rpm