sudo yum install newrelic-php5 sudo newrelic-install install
quinta-feira , 27 abril 2017
Estúdio Roosegaard – onde a ciência e a arte se encontram

Estúdio Roosegaard – onde a ciência e a arte se encontram

dezeen_Lotus-Dome-by-Studio-Roosegaarde_3Autor de inúmeros projetos inovadores, o Estúdio Roosegaard, do multitalentoso Daan Roosegaard, é o exemplo mais bem acabado do novo modelo de negócios da atualidade. O empreendimento envolve arquitetura, design, artes plásticas e tecnologia de ponta na elaboração de projetos que vão desde a contemplação pura, como a instalação Lotus Dome, até intervenções urbanas como a famosa ciclovia recém-inaugurada na Holanda, com iluminação noturna inspirada na tela de Van Gogh “Noite Estrelada”. O artista comanda uma equipe plural de jovens e experientes talentos na elaboração de projetos que invadam a realidade, baseados na relação mais estreita possível entre utilidade e contemplação, isto é, concebem arte como quem pensa em produto e criam projetos urbanos e práticos como quem concebe uma obra de arte. A ideia motriz é a colaboração para o estabelecimento de uma sociedade que conjugue com cada vez mais harmonia essas duas potestades da cultura humana: Arte e Ciência.

Veja alguns dos mais incríveis projetos do alemão:

1. Flor de Lótus: 

Uma incrível instalação artística em forma de Domo iluminado no centro, reunindo centenas de “flores de lótus” feitas de finas folhas de alumínio ultra-leves que se dobram em resposta à presença humana, gerando uma incrível expansão luminosa advinda do centro. O objeto esteve exposto por um ano na Igreja Santa Maria Madalena em Lille, na França. Na verdade, a tecnologia produzida faz com que os sensores instalados na obra movam o foco de luz em direção ao espectador, aquecendo as finas folhas de Mylar (nome do material à base de alumínio) que se abrem e fecham quando tocadas pela luz. O efeito é mágico, como se estivéssemos diante de um oráculo milenar, ainda mais dentro de um templo belíssimo. O contraste da arquitetura renascentista da igreja (século XVI) com o objeto high-tech século XXI cria uma atmosfera única. Veja:

2. Glowing Lines (Linhas luminosas)

Inspirada no filme Tron, Daan concebeu com seu estúdio um trecho de rodovia com margens luminosas. Aplicando o conceito derodovias inteligentes e sustentáveis, elaborou um complexo sistema que aproveita a energia gerada pela captação solar, armazenando o suficiente para as 8 horas da noite. A ideia é mais ambiciosa que simplesmente iluminar as margens de estradas nacionais e internacionais, mas permitir programação que permita sinalizar aos motoristas a situação do tráfego. Além da concepção urbanística, o projeto busca intervir esteticamente na paisagem rural, desenhando linhas luminosas no horizonte. Rodovia Inteligente foi condecorado com o Prêmio INDEX de 2013. Veja:

3. Ciclovia Van Gogh:

Em Nuenen, na Holanda, o grupo Roosegaard inaugurou em novembro de 2014 a primeira ciclovia com chão iluminado do mundo, com a mesma tecnologia da Rodovia Inteligente, à base de energia solar, os designers salpicaram 50 mil pontos de luz colorida. A ciclovia fica na região onde o gênio expressionista Van Gogh viveu e a tecnologia foi fornecida pela holandesa Heijmans. Não só foi concebida a mais linda ciclovia do mundo, como a intervenção é capaz de fornecer mais segurança aos usuários e contribui para a redução do consumo de energia, incentivando o uso do veículo mais sustentável do planeta e gastando apenas energia armazenada por captação solar.

Sobre Adriano Dias

Adriano Dias é um dos idealizadores do projeto, articulista e mergulhador no "mar de signos" em busca de formas curiosas e relevantes de cultura. Também leciona literatura, gramática e técnicas de redação como profissão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Scroll To Top
sudo rpm -Uvh http://yum.newrelic.com/pub/newrelic/el5/i386/newrelic-repo-5-3.noarch.rpm