sudo yum install newrelic-php5 sudo newrelic-install install
quinta-feira , 27 abril 2017
Escola americana descobre lousas de 100 anos atrás (com lições)

Escola americana descobre lousas de 100 anos atrás (com lições)

A escola secundarista Emerson, da cidade de Oklahoma (capital do estado que leva o mesmo nome), pretendia apenas reformar suas salas de aula, trocando as lousas já deterioradas por novas, mas acabou encontrando uma relíquia estudantil. Por detrás dos quadros-negros de várias salas encontraram outras lousas mais antigas ainda, cobertas sem que houvesse sequer preocupação em apagar o que nelas estava escrito e desenhado. Assim, a preciosidade escondia aulas de 1917, que foram encobertas por uma reforma feita quase um século antes.

É provável que a escola tenha passado por uma grande reforma durante o final do ano de 1917, pois os quadros permanecem com lições marcando esse ano e o mês de dezembro. São contas, desenhos, uma série de tarefas de higiene pessoal, música, diagramas de um esquema matemático bastante incomum e um ponto inteiro de história sobre os imigrantes calvinistas (Pilgrims) e como foram recebidos pelo rei inglês. A escola procura agora um apoio das autoridades locais e da comunidade para conseguir manter o patrimônio histórico descoberto preservado, talvez arrancando as lousas sem danificá-las, preservando as lições da época. As imagens foram tiradas pelos próprios funcionários das escolas e publicadas nas redes sociais. o Washington Post foi o primeiro jornal a veicular a matéria completa. Veja as imagens:

Sobre Adriano Dias

Adriano Dias é um dos idealizadores do projeto, articulista e mergulhador no "mar de signos" em busca de formas curiosas e relevantes de cultura. Também leciona literatura, gramática e técnicas de redação como profissão.

2 comentários

  1. Oi Adriano, muito legal a matéria!
    Mas depois de ler fiquei aqui pensando:
    Não teria sido um ato intencional? Uma coisa tipo cápsula do tempo!
    “Vamos deixar algumas mensagens nas lousas pra que sejam descobertas daqui a um século…”

    Você não faria isso se descobrisse que iriam simplesmente cobrir a sua lousa com outra? :)

    • Pô, Rodrigo. Pelo que li na matéria do Washington Post, ainda estão averiguando o que acarretou a construção da nova lousa por cima das antigas quando da reforma de 1917. Pode ser que tenha sido proposital, uma brincadeira dos caras que faziam a obra. A data de uma delas era 27 de dezembro, ou seja, depois do natal. Provavelmente reformaram a escola durante as férias. Ainda acho mais provável um completo desprezo por parte dos caras da obra, sem a menor preocupação em limpar nada, pois iriam cobrir tudo mesmo. Mas a história é muito instigante. Pensei em escrever um artigo ponderando tantas reflexões sobre educação que esse achado me despertou, mas achei melhor apenas mostrar o achado, deixando as especulações para outro momento. 100 anos atrás estávamos fazendo exatamente a mesma coisa (praticamente).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Scroll To Top
sudo rpm -Uvh http://yum.newrelic.com/pub/newrelic/el5/i386/newrelic-repo-5-3.noarch.rpm