sudo yum install newrelic-php5 sudo newrelic-install install
quinta-feira , 24 maio 2018
Descubra como é simples ser feliz: ACAMPE

Descubra como é simples ser feliz: ACAMPE

Ilustração de Mina Paranjpe. www.behance.net/minaparanjpe

Ilustração de Mina Paranjpe. www.behance.net/minaparanjpe

O ser humano precisa apenas de 5 elementos: ar, água, alimento, agasalho e abrigo. Caso queira brincar com a subjetividade, podemos encaixar mais um A, de amor. Como construímos uma sociedade (já nascemos nela) recheada de cangalhos, badulaques, aparelhos, apetrechos, esquecemos dessa condição básica. Há uma saída para reencontrar sua condição fundamental, passo incrível para repensar a presença no mundo. Também começa com, A, vejam só: Acampar!

A vida urbana é um emaranhado de comprometimentos e necessidades criadas, continuamente, para a própria manutenção da dinâmica de consumo, de luxo, de fetiche que a constitui. Não dá para ficar alheio às obrigações que nos são impostas, por mais que muitas vezes sejamos levados a questionar se tais exigências são legítimas. Precisamos trabalhar muito, planejar carreira, progredir, ganhar mais, dedicarmo-nos mais, o dia não é suficiente, temos que comprar nossa casa, carro, roupas de vários tipos, aparelhos, um dinheiro guardado como segurança. É difícil demais pertencer ao mundo, inevitavelmente nos angustiamos e precisamos de um brake. Esse aprisionamento é inevitável, o fruto de nosso esforço diário se esvai nas prestações do cartão de crédito. “É caro viver” (frase tipica de pai para filho).

É um dos maiores investimentos existenciais possíveis conseguir proporcionar a si mesmo uma vivência livre dessa dinâmica opressora, um vislumbre de que a vida pede menos, de que a felicidade é simples. Embora todos compartilhem posts de facebook lembrando dessa verdade budista, experimentar a vivência e felicidade em coisas simples requer mais do que uma frase, é preciso um ambiente para isso, se possível, cercado de pessoas com os mesmos propósitos, mesmo que, como você, apenas por algum tempo. Acampar proporciona exatamente isso.

Apesar de parecer programa de índio, pensa-se em desconforto, nos insetos, areia, sujeira, banheiros, todas as necessidades que cremos serem fundamentais para nossa sobrevivência, o que proponho aqui não é um passeio de turismo, embora também seja. Não estou defendendo que se deva ir a um lugar paradisíaco acampar para conhecer o lugar, mas para vivenciar a situação de um camping, onde todos estão nas mesmas condições que você, os confortos são coletivos, as necessidades também, inclusive a de compartilhar essa escolha. Um camping é o meio termo perfeito entre a civilização e a vida radicalmente natural de, por exemplo, uma comunidade alternativa. Todos, ali, voltarão para suas rotinas estafantes, suas necessidades de consumo, suas angústias, mas enquanto estão ali, como você, conseguem encontrar plenitude, felicidade, com o mínimo do conforto.

inside-tentO processo todo é mágico. Primeiro o patrimônio mais valioso da vida urbana é repensado: a casa. Seu lar vai se resumir a uma tenda, pequenino lugar no espaço onde caberão você e quem estiver consigo (inclusive filhos, se for o caso). Ao chegar de um passeio e entrar para dormir, é impressionante como a barraca fica enorme, ou melhor, do tamanho perfeito do conforto. Depois a alimentação. Dependendo do camping, pode haver uma área coletiva para preparar a comida (nem que seja apenas o café da manhã), onde se experimenta naturalmente o espírito comunitário, compartilhando ingredientes ou mesmo um prato que se fez a mais. Nas filas de banheiro, da água, no refeitório, esses espaços sociais geram um convívio em que, pouco a pouco, todos vão se conhecendo e se compreendendo como membros de uma coletividade. Como mágica, nasce uma turma, dividindo histórias, experiências, dicas de passeio, reflexões sobre a vida, não há Resort no mundo que proporcione isso.

Há um espaço em nós que é rebelde, explorador, experimentador, que nos deixa inquietos e, às vezes, explode em uma enorme insatisfação com a própria vida, em contraste com a rotina que nos escravizou. Como a frase do pensador indonésio Harun Yahya “”Eu sempre me pergunto por que os pássaros ficam no mesmo lugar quando eles podem ir a qualquer lugar da terra. Então eu me faço a mesma pergunta.”

1178734555_0957-1-jpgAo terminar o passeio, é comum que se experimente uma sensação de alívio pelo retorno ao mundo que se tem domínio, com seus vícios e a redentora rotina, mas também ocorre uma nostalgia, uma percepção interna de que algo muito grande foi vivido, como se o tempo tivesse se dilatado e você estivesse retornando de outro planeta, outra época. Rápido nos readaptamos ao mundo urbano, mas já não somos mais os mesmos. Qualquer viagem transforma nossa alma e percepção de mundo, mas um acampamento é uma viagem a mais, além da belezas do lugar, você guardará a beleza das relações humanas que travou e do ambiente em que pode viver plenamente feliz com o básico necessário, a experiência da simplicidade.

Algumas dicas de lugares para acampar com segurança e boa infra-estrutura:

Ilha Grande (RJ) – alguns campings, como o “Cantinho da Ilha“, oferecem facilidades como aluguel de barraca e colchonete, além de contar com refeitório, cozinha, freezers, geladeiras, fogões e bebedouro.

Serra de Itatiaia (veja o artigo: Antes da Europa, conheça: Visconde de Mauá)- Maringá e Maromba, no caminho de Visconde de Mauá, oferecem campings até com micro-chalés (parecem casinhas de cachorro), geralmente com café da manhã incluso.

Camping Cabreúva – próximo a Itu. Um clube de férias com piscinas, toboáguas, lagoa e trilhas. O lugar oferece uma infra-estrutura incrível para o campismo, com espaços para churrasco, banheiros enormes, restaurantes, etc.

Serra do Cipó – Camping Clube Véu da Noiva – com lagoa natural, gramado bem cortado, o lugar é muito bem cuidado. Com uma paisagem exuberante, tem área para cozinhar e muitas árvores para acampar embaixo.

Chapada dos Veadeiros (GO) – O Camping dos Cristais é simples e delicioso. Bem cuidado, oferece espaço para cozinhar, redes para descanso, local para fazer fogueira e lual. O custo da diária inclui a visitação às cachoeiras dos Cristais e da Água Fria.

CCB (Camping Clube do Brasil) – um dos mais tradicionais clubes de campismo do Brasil oferece uma infra-estrutura inigualável, com a segurança de portaria e vários funcionários. Há espaço para motorhomes e trailers, também (inclusive é possível alugar um trailer para ficar). Recomendamos os seguintes: Maranduba (Ubatuba – SP), Rio de Janeiro (praia do Recreio) e Guarapari (ES)

Sobre Adriano Dias

Adriano Dias é um dos idealizadores do projeto, articulista e mergulhador no "mar de signos" em busca de formas curiosas e relevantes de cultura. Também leciona literatura, gramática e técnicas de redação como profissão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Scroll To Top
sudo rpm -Uvh http://yum.newrelic.com/pub/newrelic/el5/i386/newrelic-repo-5-3.noarch.rpm