sudo yum install newrelic-php5 sudo newrelic-install install
domingo , 19 novembro 2017
Davi Bernardo: o herdeiro do clube da esquina

Davi Bernardo: o herdeiro do clube da esquina

Nova FronteiraA música mineira tem uma história rica e original dentro do panorama cultural brasileiro. Lá se compuseram algumas das mais belas canções da chamada MPB. Desde o Clube da Esquina, que reuniu Milton Nascimento, Beto Guedes, Toninho Horta, Lô Borges (e seus irmãos), Flávio Venturini, entre outros grandes compositores, arranjadores e letristas, vários artistas mineiros vem produzindo obras com o viés melódico e rítmico que, sabe-se lá por que, só os mineiros conseguem criar. Davi Bernardo é um dos mais relevantes herdeiros dessa escola.

O problema é definir o que chamo de MPB mineira, de que se trata esse estilo híbrido entre folk, samba, fuzz, jazz, blues e cancioneiro popular, no mais legítimo registro de ritmos folclóricos. O caldeirão das Gerais é complexo, estranho e encantador. Foi assim com o Clube, suas melodias brilhantes e incômodas, nada que se espera acontece. Talvez seja a melhor marca e, justamente, o que identifica o músico de Pouso Alegre na mesma verve: construir o imprevisível com uma beleza que transforma a estranheza em encanto.

Para ilustrar essa explicação metafórica, ouça atentamente a música Boa Morte, de seu disco de estreia, “Nova Fronteira”:

Aqui estão a multidão clamando, o trem, a marcha pelos montes, a ausência de horizonte, a voz antiga. Davi entrelaça a dissonância de seus acordes e a alternância rítmica com uma harmonia que incomoda na mesma medida que enreda, enlaça. Depois surge a letra, cuidadosamente composta em consonância com a resto da música, aliterando e assonando conforme seu maestro assim deseja: não há nada gratuito.

Não disfarça seu virtuosismo nas cordas do violão, mas é apenas mais um recurso, como na linda Castelos de Areia:

Davi não surgiu do nada, vem de uma linhagem fina dos bastidores de nossa música. Filho do produtor, músico e regente Roardo Bernardo, da professora de canto e técnica vocal Simone de Miranda, também acompanha Malu Magalhães com sua banda, junto com seu irmão, o baterista Rafael Miranda, e é formado por uma das mais emblemáticas faculdades de música do Brasil, a Carlos Gomes.

Nos últimos meses vem lançando, a conta gotas, demos de seu próximo trabalho (promete gravar cuidadosamente o disco no começo de 2014), como a bela “O Trem”:

 

Nova FronteiraDavi Bernardo é exemplo de uma safra contemporânea que vem construindo um novo cenário para a música brasileira, embora não conte com o apoio da mídia que os precursores da MPB tinham. Carrega com toda a dignidade o fardo de dar continuidade ao acervo sempre surpreendente de música que os artistas de nosso solo produzem. Davi faz parte do processo que busca romper a Nova Fronteira do mainstream nacional, cercado pelos dinossauros já pouco produtivos, pelo rock pop com letas de pagode e por raras produções de qualidade.

A formação do seu grupo Nova Fronteira conta com  Davi Bernardo ( voz, violão e guitarra), João Paulo Nascimento ( violão, guitarra e teclados) , Fernando Cappi ( guitarra), Marcos Gerez ( baixo) e Rafael Miranda ( bateria e backing vocals). Vale a pena colocar no playlist nacional do seu player, deixe rolar continuamente e surpreender-se gostando cada vez mais dos ares, ou melodias das Minas Gerais.

Querendo conhecer mais da banda, acesse o myspace deles: https://myspace.com/davibernardo ou o soundcloud, mais atualizado: https://soundcloud.com/nova-fronteira.

Conheça outros artistas independentes de qualidade nas matérias abaixo:

O psicotropicantropofagroovelismo dOS SIDERAIS

Caio Bosco Cerebral

Zimbra: aposta para 2014

Sobre Adriano Dias

Adriano Dias é um dos idealizadores do projeto, articulista e mergulhador no "mar de signos" em busca de formas curiosas e relevantes de cultura. Também leciona literatura, gramática e técnicas de redação como profissão.

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Scroll To Top
sudo rpm -Uvh http://yum.newrelic.com/pub/newrelic/el5/i386/newrelic-repo-5-3.noarch.rpm