sudo yum install newrelic-php5 sudo newrelic-install install
terça-feira , 20 fevereiro 2018
Curando o câncer com HIV

Curando o câncer com HIV

t-cell-for-cart-19E se fosse possível transformar uma célula da mesma forma que o câncer faz, mas, ao invés de estragar sua relação com o metabolismo, tornando-a uma devastadora de seu meio, convertê-la em caçadora de células corrompidas. É uma hipótese quase de ficção científica, espetacular. Imagine uma célula retirada de um organismo com câncer, reprogramada para atacar especificamente as células do mal, reinjetada no organismo do doente e que passe a se multiplicar e atacar, como um exército, a doença. Pois é o que está sendo feito com pacientes desse mal na Filadélfia. Mais impressionante ainda é que o mecanismo de reprogramação usa como base o HIV. Isto mesmo: AIDS vs Câncer.

Na pesquisa científica, a criatividade é tão importante quanto a persistência e a observação acurada. A cura para uma doença por exemplo, passa pelo processo de entender os mecanismos que operam a doença, a dinâmica de seu desenvolvimento e uma série de especulações sobre possíveis formas de impedir esse processo, preveni-lo, revertê-lo. Descobrir essa transformação não é tarefa simples e conta com muita tentativa-erro. Um dos processos patológicos contra o qual mais se tem buscado solução é o câncer.

Antes, é preciso esclarecer que câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo. Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Por exemplo, existem diversos tipos de câncer de pele porque a pele é formada de mais de um tipo de célula. Se o câncer tem início em tecidos epiteliais como pele ou mucosas ele é denominado carcinoma. Se começa em tecidos conjuntivos como osso, músculo ou cartilagem é chamado de sarcoma.

Emily WhiteheadA Leucemia é o nome dado ao câncer que atinge a medula óssea, afetando os glóbulos brancos, os responsáveis pela defesa do nosso corpo. Dentre os glóbulos brancos existem um tipo de células que são chamadas de células T, essas são as responsáveis pelo reconhecimento dos invasores e, consequentemente, produzir uma série de respostas contra o mesmo. É justamente em sobre essas células que  um grupo de pesquisadores da Perelman School of Medicine, da Universidade da Pensilvânia, e o Children’s Hospital, na Filadelfia, está trabalhando para eliminar a leucemia em pacientes que não respondem aos tratamentos convencionais.

 A ideia é simples: células T são removidas dos pacientes, então reprogramadas com uma forma inativa do HIV (vírus da AIDS, que tem como uma das características a facilidade de invadir esse tipo de célula). As novas células T possuem um receptor localizado na parede celular que reconhece especificamente uma proteína localizada na parede celular na célula cancerígena. Elas são contaminadas pelo HIV inativo para que localizem e destruam as células tumorosas. Depois de reprogramadas, as “caçadoras”, são inoculadas nos pacientes. Dentro deste, elas se multiplicam e saem à caça de suas presas, as células tumorosas. A taxa de crescimento, segundo o estudo, é de aproximadamente 10.000 células por cada célula inoculada.

O mais surpreendente é que os resultados da pesquisa revelaram que dois dos três primeiros pacientes que fizeram o tratamento com as caçadoras, ainda as apresentaram circulantes depois de três anos do início do tratamento. O caso mais marcante e significativo é o da pequena Emily Whitehead, retratado no vídeo que mostra o projeto (abaixo). Dessa forma, as caçadoras funcionariam como vacina contra o câncer. Veja imagens:

Veja o vídeo feito sobre esse projeto, chamado FOGO com FOGO, em alusão ao uso de uma doença para combater outra:

Sobre Ana Carolina F. K. O.

Ana Carolina é bióloga pela Universidade Federal de São Carlos. Docente de ciências e biologia, reside em Belo Horizonte e sacia seu espírito investigativo em sites de Universidades do mundo todo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Scroll To Top
sudo rpm -Uvh http://yum.newrelic.com/pub/newrelic/el5/i386/newrelic-repo-5-3.noarch.rpm