sudo yum install newrelic-php5 sudo newrelic-install install
quinta-feira , 14 dezembro 2017
As plantas também se comunicam

As plantas também se comunicam

avatarTodos devem lembrar do filme “Avatar”, famoso por ter sido o primeiro a ser filmado em 3D. Seu enredo de ficção científica nos faz refletir sobre a poderosa força da natureza e em especial a comunicação entre os seres do planeta Pandora. Segundo o filme, era só conectar -se a uma árvore para a comunicação acontecer, em uma relação de simbiose que garantia sabedoria e força à raça daquele planeta. E não é que a arte imita a vida, mesmo! O cientista David Johnson, da Universidade de Aberdeen, na Escócia, acredita que feijões que são atacados por pulgões alertam outros indivíduos através de hifas (longo e ramificado filamento que em conjunto com outras hifas forma o talo de um fungo), funcionando como uma espécie de rede de comunicação, como a internet.

HifaDr. Johnson sabia, através de trabalhos anteriores, que feijões que eram atacados por pulgões começavam a sintetizar uma substância volátil, irritando-os. O mais interessante é que essa substância também atrai mariposas, inimigo natural dos pulgões. O que o cientista não sabia era como essa informação era passada de feijão para feijão.

Sua experiência mostrou que essa comunicação é feita através de fungos simbióticos (que vivem conectados aos feijões em interdependência). Já é sabido que as micorrizas, um tipo de fungo que coloniza as raízes dos feijões, fornecem nutrientes minerais em troca de carbono, proveniente das plantas. Agora, além dos nutrientes, suas hifas funcionam como uma espécie de comunicação entre os feijões. A equipe do cientista conseguiu provar que plantas que não eram infestadas pelos pulgões também produziam a substância repelente. Mas somente aquelas que estavam conectadas, através das hifas, aos feijões infestados.

FUNGOEssa descoberta é muito importante, pois uma planta que ainda não foi infestada pode se preparar para o ataque. Além disso, a comunicação entre os fungos e as plantas também pode influenciar no comportamento de seus predadores. E, aprofundando mais, isso também influencia no modo como vemos a evolução desses animais e plantas.

O mundo subterrâneo, invisível ao olho humano, não pode ser ignorado e subestimado!

Sobre Ana Carolina F. K. O.

Ana Carolina é bióloga pela Universidade Federal de São Carlos. Docente de ciências e biologia, reside em Belo Horizonte e sacia seu espírito investigativo em sites de Universidades do mundo todo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Scroll To Top
sudo rpm -Uvh http://yum.newrelic.com/pub/newrelic/el5/i386/newrelic-repo-5-3.noarch.rpm