sudo yum install newrelic-php5 sudo newrelic-install install
sexta-feira , 26 maio 2017
Ao visitar o Irã, lembre-se de olhar para cima

Ao visitar o Irã, lembre-se de olhar para cima

IMG_6431-4Ele é um estudante de física apaixonado por fotografia. Mohammad Reza Domiri Ganji teve a sensibilidade de olhar para cima nas catedrais iranianas. Não só nos templos religiosos, mas prédios históricos, mesquitas e bazares de várias cidades de seu país, um dos berços da civilização árabe. O que ele via eram padrões estéticos hipnotizantes de tão belos. Então, passou a fotografar tetos árabes e o resultado é de um espetacular.

Há algo na arquitetura árabe que ainda não teve par no ocidente. Como que guiado por uma estética intrinsecamente ligada à matemática (em particular à geometria), esse povo produziu um padrão decorativo característico e único no mundo, de intrincadas formas geométricas crescendo do micro ao macro (dos mínimos azulejos ao todo da composição que faz a construção completa). Quando o artista holandês M.C. Escher (famoso por seus desenhos e gravuras metamorfos e de arquitetura impossível) teve contato com os padrões da arquitetura islâmica ficou maluco, passou a estudá-los e produziu a obra que o consagrou como um dos maiores artistas do século XX no Ocidente.

No teto das construções do Irã, em particular, há a exposição da complexa junção de pontos da estrutura com as formas decorativas. A variedade de cores também revela uma rara noção de distribuição tons na paleta árabe. Mesmo predominando o dourado, há trabalhos incríveis apenas com preto e branco, outros com a mais vasta variedade de cores que se pode imaginar, sempre mantendo uma coerência algébrica, como se cada cor fosse um número e a conta sempre desse o mesmo resultado: o certo!

Em boa parte das fotografias, Mohammad utiliza lentes como a “olho de peixe”, alterando a perspectiva. Em seu website (: http://gravity.ir/) pode ser vista sua obra completa, com imagens incríveis de paisagens e outras construções iranianas. Veja algumas das maravilhosas fotografias do estudante iraniano, retratando os tetos caleidoscópicas de seu país:

Sobre Adriano Dias

Adriano Dias é um dos idealizadores do projeto, articulista e mergulhador no "mar de signos" em busca de formas curiosas e relevantes de cultura. Também leciona literatura, gramática e técnicas de redação como profissão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Scroll To Top
sudo rpm -Uvh http://yum.newrelic.com/pub/newrelic/el5/i386/newrelic-repo-5-3.noarch.rpm