sudo yum install newrelic-php5 sudo newrelic-install install
sábado , 29 abril 2017
Abrigos Anderson: os minibunkers ingleses da 2ª Guerra Mundial

Abrigos Anderson: os minibunkers ingleses da 2ª Guerra Mundial

Anderson-shelter-instructionsEntre 7 de setembro de 1940 e 10 de maio de 1941 a Inglaterra, em particular a capital, Londres, sofreu uma das mais intensas investivas aéreas da história das guerras. Conhecida como Blitz (de Blitzkrieg – “guerra relâmpago), a sequência contínua de 57 noites de bombardeios da Luftwaffe (a poderosa companhia aérea do 3º Reich) era a mais ousada estratégia de Hitler para minar o moral britânico e invadir a ilha, maior rival europeu à completa dominação continental do nazismo.
Mais de 43 mil ingleses morreram, mas um número talvez maior de vítimas foi evitado graças à precaução e organização do Estado inglês, que providenciou à população um kit prático para montagem de abrigos antiaéreos nos quintais das residências londrinas. Desenhados por William Paterson e Oscar Carl em 1938 (dois anos antes da Blitz), já prevendo a estratégia alemã, o modelo que previa o abrigo para até 6 pessoas recebeu o nome do iminente político escocês Sir Jonh Anderson, que bancou parte do projeto. Mias de 3 milhões e meio de abrigos foram construídos na Inglaterra antes ou durante a guerra. As impressionantes fotos abaixo mostram cenas de montagem dos abrigos, divulgação, a linha de fabricação dos kits, famílias inglesas decorando-os, e fotos dos escombros pós-Blitz. Clique nas imagens para ampliá-las:
Feitos de aço galvanizado, o inventivo design propiciava que cada família construísse por si mesma seu abrigo, cavando um buraco no quintal, montando o kit e cobrindo-o com concreto ou terra. Algumas famílias decoravam seus abrigos externamente, talvez descrentes da chegada do bombardeio prometido, numa competição de qual abrigo era o mais bonito. Programas televisivos foram gravados divulgando os abrigos e simulando os cuidados que deveriam ser tomados pelos londrinos para seu uso.
Os ingleses continuaram tentando outras soluções como os modelos Morrison ou o Stanton, mas nenhum superou o Anderson pelo design, eficácia e facilidade de montagem. O custo era baixo para a população e para as famílias mais pobres foram gratuitos. Após a guerra, o governo tentou recuperar o precioso metal envolvido na construção dessas moradias de segurança, mas com muita dificuldade, pois os proprietários tinham esses lugares de seu jardim como troféu de sobrevivência. Muitos existem até hoje, como relíquia histórica.
d e a

SAMSUNG CAMERA PICTURES

SAMSUNG CAMERA PICTURES

c

(Imagens: Fox Photos/Getty Images, via Mashable)

Sobre Adriano Dias

Adriano Dias é um dos idealizadores do projeto, articulista e mergulhador no "mar de signos" em busca de formas curiosas e relevantes de cultura. Também leciona literatura, gramática e técnicas de redação como profissão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Scroll To Top
sudo rpm -Uvh http://yum.newrelic.com/pub/newrelic/el5/i386/newrelic-repo-5-3.noarch.rpm