sudo yum install newrelic-php5 sudo newrelic-install install
quinta-feira , 22 fevereiro 2018
Abita: sobre as crianças de Fukushima

Abita: sobre as crianças de Fukushima

Shoko Hara, uma animadora japonesa de 25 anos residente na Alemanha, fez essa animação bela e triste sobre a realidade e os sonhos das crianças de Fukushima, região japonesa atingida pelo Tsunami em 2011, onde há uma usina nuclear que foi danificada, no maior acidente atômico depois de Hiroshima e Nagasaki. As crianças são proibidas de saírem às ruas e passear por conta da radiação.

Desde 2011 os moradores da província de Fukushima vêm sofrendo com as consequências do desastre na usina de energia nuclear Fukushima I. Há relatos de preconceito contra os residentes dessa região quando estes vão a outras localidades do país, ou mesmo internamente, os habitantes ainda não sabem como lidar com as informações oficiais e o medo de um desastre maior. Um ano após o acidente, as crianças da região assumiram a primeira posição no ranking de obesidade infantil no Japão, fruto da tensão emocional e da proibição de saírem de casa, pelo medo de serem contaminadas. 40% das crianças testadas pelo governo japonês acusaram alteração na tireoide, apontando para o risco de desenvolvimento de câncer.

A japonesa de Yokohama, Shoko Hara, graduada na Alemanha em animação e ilustração, criou essa linda representação poética da perspectiva das crianças que vem sofrendo com as consequências do acidente, impossibilitadas de se desenvolverem normalmente ou mesmo de ir às ruas, viver uma vida normal. A ilustradora fez o curta em parceria com o videomaker Paul Brenner.

Sobre Adriano Dias

Adriano Dias é um dos idealizadores do projeto, articulista e mergulhador no "mar de signos" em busca de formas curiosas e relevantes de cultura. Também leciona literatura, gramática e técnicas de redação como profissão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Scroll To Top
sudo rpm -Uvh http://yum.newrelic.com/pub/newrelic/el5/i386/newrelic-repo-5-3.noarch.rpm