sudo yum install newrelic-php5 sudo newrelic-install install
quinta-feira , 17 agosto 2017
A viagem mágica de Obo ao festival de Palhaços

A viagem mágica de Obo ao festival de Palhaços

Todos os anos a cidade de Belfast, capital da Irlanda do Norte, abriga seu Festival of Fools (Festival de Bobos). Trata-se do mais importante festival de arte de rua, no estilo milenar dos bobos da corte, artistas circenses e performáticos. É um espetáculo único no planeta. O vídeo a seguir, “A viagem de Obo” retrata parte de uma das 30 companhias que se apresentam nas ruas de Belfast este ano. A trajetória inusitada de um bobo na civilização, viajando normalmente até sua apresentação.

Os bobos são uma categoria específica de artistas, que remontam à Idade Média, quando tinham a atribuição de entreter os senhores feudais, quando contratados, ou viajando entre reinos, baronatos e condados, ganhando a vida em feiras, onde faziam suas apresentações. Em geral, eram artistas multitalentosos, com habilidades como malabarismo, mágica, música, poesia e performances cômicas. Dentre a classe dos artistas de rua, nômades, trata-se de um dos tipos mais antigos que se tem registro.

foolsBuscando resgatar uma tradição milenar de arte circense, Belfast passou a realizar, desde 2004, durante um fim de semana de feriado na Grã-Bretanha, um festival que reunisse companhias de arte mambembe, artistas que promovam esse mesmo tipo de intervenção que se vê pelas ruas europeias desde a época do Império Romano. A tentativa de manter viva a arte de rua dos malabaristas, músicos performáticos, palhaços, titereiros (manipuladores de marionetes), etc., já havia protagonizado festivais em Amsterdam até 1984 e em Londres, até 2000. Atualmente, o festival irlandês é o mais importante do estilo no mundo.

Veja algumas apresentações do festival gravadas em anos anteriores:

Sobre Adriano Dias

Adriano Dias é um dos idealizadores do projeto, articulista e mergulhador no "mar de signos" em busca de formas curiosas e relevantes de cultura. Também leciona literatura, gramática e técnicas de redação como profissão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Scroll To Top
sudo rpm -Uvh http://yum.newrelic.com/pub/newrelic/el5/i386/newrelic-repo-5-3.noarch.rpm