sudo yum install newrelic-php5 sudo newrelic-install install
domingo , 22 outubro 2017
A música que já está tocando ao vivo há 14 anos (e tocará por mais 986)

A música que já está tocando ao vivo há 14 anos (e tocará por mais 986)

rhs-roundhouse8am-315Exatamente a meio-noite da virada de 1999 para 2000 começou a tocar uma composição que vai durar um milênio: Longplayer. Trata-se de um projeto ambicioso que proporciona a incrível experiência de perceber a continuidade do tempo e da História. E não se trata de looping, não haverá repetição nenhuma repetição de trechos da música até sua última nota, à meia-noite de 31 de dezembro de 2999, quando começará a tocar inteiramente de novo. Concebida e composta pelo inglês Jem Finer, foi originalmente produzida por uma comissão da prestigiada Artangel (uma espécie de cooperativa de artistas independentes), mas acabou tornando-se um projeto autônomo e mantido pela fundação Longplayer Trust. Pode ser baixada como aplicativo iOS por U$ 2,99, ou baixando gratuitamente o arquivo em: http://longplayer.org/listen/live-stream/.

calculation-notebook-300x205A canção de 1000 anos pode ser ouvida ao vivo visitando o farol de Trinity Buoy Wharf, em Londres, onde vem sendo executada desde o inicio, mas também é transmitida ao vivo via streaming pela internet e há vários posts de gravações feitas por pessoas de todos os tipos ao redor do mundo. Ela é tocada em singing bowls (bacia tibetana), um instrumento nepalense que consiste em uma espécie de tigela de cobre sobre a qual passa-se a mão ou uma baqueta produzindo um som de mantra. A princípio os instrumentos eram tocados pelo próprio Jem e mais 18 músicos, revezando entre si diariamente. Atualmente, as bacias são tocadas eletronicamente, por programação de computação, mas podem e recebem intervenções humanas.

downloadNa verdade, os artistas que conceberam o projeto, como o próprio Jem Finer, argumentam que o projeto diz respeito mais à concepção de tempo, continuidade, que à música mesmo, sendo um equipamento que desperte vivências e reflexões físicas e filosóficas relativas a esse complexo conceito. Com uma combinação algorítmica de 6 composições musicais, intervaladas em 2 minutos cada, a programação da execução foi planejada para durar exatos 1000 anos.

Como a ambição do projeto é perdurar por várias gerações, é totalmente imprevisível o destino tanto da música quanto da forma como será mantida e executada, pois as tecnologias se tornarão obsoletas, a dinâmica das relações humanas pode mudar, há variantes demais em jogo para supor que a música durará realmente o tempo a que se propôs, mas a cada vez que se ouve a canção sempre ao vivo, sempre um presente que não para, têm-se a sensação curiosa de pertencer a uma linha invisível que vem sendo conduzida há ininterruptos 14 anos e nos atravessará, perpassará acontecimentos que nem suspeitamos. Redijo esse artigo enquanto escuto a transmissão, há cerca de uma hora e não é algo que se vivencie impassivelmente.

antique-tibetan-singing-bowl1A escolha dos instrumentos contribui em muito para a imersão subjetiva, mas como a ideia é dinâmica e imprevisível, embora haja a predisposição a se manter uma coerência musical, nada impede que haja interferências de outros instrumentos, como quando o compositor realizou uma apresentação do minuto 1000 por um grupo vocálico, estudando como inserir a voz humana no projeto.

Selecionamos dois vídeos de demonstração do projeto. Um com 1000 segundos iniciados a partir do milésimo minuto da música e outro da apresentação de voz comentada. Veja:

1000 segundos do minuto 1000:

Longplayer para vozes:

Sobre Adriano Dias

Adriano Dias é um dos idealizadores do projeto, articulista e mergulhador no "mar de signos" em busca de formas curiosas e relevantes de cultura. Também leciona literatura, gramática e técnicas de redação como profissão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Scroll To Top
sudo rpm -Uvh http://yum.newrelic.com/pub/newrelic/el5/i386/newrelic-repo-5-3.noarch.rpm