sudo yum install newrelic-php5 sudo newrelic-install install
terça-feira , 22 maio 2018
A espetacular igreja dos catadores de lixo.

A espetacular igreja dos catadores de lixo.

 

No Egito há um lugar chamado Bab El Bahr, periferia do Cairo, onde, por volta de 1910 um grupo de Nômades se estabeleceu como catadores e recicladores de lixo. Passaram a ser chamados  Zabbaleen (cuja tradução significa “os catadores de lixo”). Adotando as cavernas da região como habitação, acabaram por produzir um dos mais belos espetáculos arquitetônicos do planeta: A Igreja de São Simão, em Mokkatan.

Zabbaleen Por mais de 80 anos eles trabalharam na separação de resíduos sólidos de uma área que é uma espécie de “lixão” da capital egípcia. No meio da década de 90 houve uma pressão do governo local para que eles abandonassem suas moradias “ilegais”. Sensibilizados pela causa dos catadores, quatro empresas egípcias investiram na modernização do processo de reciclagem, colaborando desde o fornecimento de veículos que substituíssem os burros de carga até na melhoria na infraestrutura das habitações dos Zabbaleens. A iniciativa mudou a visão da sociedade e do próprio governo egípcio, que passou a investir em um plano de remodelação total da área.

O projeto e o trabalho dos Zabbaleens foram reconhecidos pela ONU e o modelo vem sendo copiado em vários lugares do mundo. Estes desenvolveram algumas das técnicas mais avançadas de reciclagem do mundo.

Mas o mais impressionante desse povo é fruto de uma adaptação natural. Por sua condição social, buscaram abrigo na estrutura mais segura e barata que o meio fornecia: as cavernas da região. Estas vêm sendo adaptadas para serem tanto para moradia quanto para comércio e igrejas. Há 7 templos religiosos em cavernas da região.

3230702773_3783d41527_o  Em uma das maiores grutas do bairro, construíram uma igreja que, hoje, é a maior e mais belo templo religioso em caverna do mundo, a São Simon in Mokattam.

Embora a maioria religiosa do país seja muçulmana, este templo é católico ortodoxo. Há uma estrutura inteira de igreja à entrada da caverna. A beleza dessa arquitetura já seria o bastante para maravilhar os visitantes, mas o milagre está atrás (meio ao lado). Por dentro, o gigantesco anfiteatro todo é estruturado no enorme buraco natural (com alguma ajuda humana).

Há poucas intervenções na estrutura, como alguns gabinetes clericais, bancos, instalações elétricas e um enorme telão. Mas o lugar é cuidadosamente mantido em uma simbiose com a natureza, desde a infraestrutura até as cores predominantes nos afrescos (de tons ocres).

A gruta já é um espetáculo natural. O ser humano conseguiu, pro meio de uma integração, de uma arquitetura orgânica, melhorar a maravilha da natureza.

3231560604_dfc5f72c35_o Cairo_Garbage_City

Há uma estrutura inteira de igreja à entrada da caverna. A beleza dessa arquitetura já seria o bastante para maravilhar os visitantes, mas o milagre está atrás (meio ao lado). Por dentro, o gigantesco anfiteatro todo é estruturado no enorme buraco natural (com alguma ajuda humana).

Review Overview

Summary : Avalie este artigo.

0

Sobre Adriano Dias

Adriano Dias é um dos idealizadores do projeto, articulista e mergulhador no "mar de signos" em busca de formas curiosas e relevantes de cultura. Também leciona literatura, gramática e técnicas de redação como profissão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Scroll To Top
sudo rpm -Uvh http://yum.newrelic.com/pub/newrelic/el5/i386/newrelic-repo-5-3.noarch.rpm