sudo yum install newrelic-php5 sudo newrelic-install install
segunda-feira , 18 junho 2018
A dor da separação em uma animação poética e profunda: Twins

A dor da separação em uma animação poética e profunda: Twins

Um conto metafórico sobre o universo interno de uma criança, sua relação com a separação e com o próprio crescimento. Segundo o próprio diretor e roteirista japonês, Ho Tsz Lam, o enredo é o seguinte: duas irmãs gêmeas, cada qual com seu ursinho de pelúcia, idênticos. Um dia, a irmã mais velha abraça a mais nova antes de se dirigir ao longo de um pequeno caminho na frente da casa com seu ursinho de pelúcia. A irmã mais nova decide levar seu próprio ursinho de volta para sua irmã – de modo que os dois ursos possam se reunir. No final, apesar de a irmã mais nova ainda estar sozinha, pelo menos o par de ursos de pelúcia se reencontrou. Quando ela vê a dois se abraçando, percebe que cresceu.

É difícil construir o mesmo enredo significativo que o autor da animação diz que retratou. É inevitável fazermos relação das etapas da jornada que a irmã mais nova percorre com o tumulto emotivo vivido por uma criança que cresce. Utilizando elementos simbólicos como a tempestade, a floresta densa e escura e o voo, o desenho transmite uma jornada da alma, na figuratividade de uma criança e sua imaginação. Tanto a estética desta obra, quanto a narratividade e a simbologia remetem ao trabalho do diretor Hayao Miyazaki, autor de clássicos da animação infantil como ‘”O castelo animado” e “A viagem de Chihiro”. Veja imagens deste último abaixo:

Abaixo segue uma relação de vídeos publicados aqui que trabalham com a tentativa de expressar o complexo, intuitivo e simbólico universo interno infantil:

Abita: sobre as crianças de Fukushima – animação que busca representar o drama das crianças que vivem na região da usina nuclear que sofreu um acidente quando ocorreu Tsunami de 2011 na costa japonesa.

3 lindas animações para criança: o Balancê, Pico e Decor Amore

O Retorno – o quanto crescemos em nossa jornada para fora de casa.

Olhar para tudo

Nem todo vídeo de criança é fofo: seleção de vídeos perturbadores sobre o universo traumático infantil.

Sobre Adriano Dias

Adriano Dias é um dos idealizadores do projeto, articulista e mergulhador no "mar de signos" em busca de formas curiosas e relevantes de cultura. Também leciona literatura, gramática e técnicas de redação como profissão.

2 comentários

  1. Awww muito lindo & fofo, amei!!! :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Scroll To Top
sudo rpm -Uvh http://yum.newrelic.com/pub/newrelic/el5/i386/newrelic-repo-5-3.noarch.rpm